Como começar a implementar projetos de economia circular

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on google

Você provavelmente já ouviu falar sobre economia circular. Cada vez mais empresas tem se interessado pelo tema – o número de eventos e publicações tem crescido significativamente nos últimos anos. Apesar disso, algumas questões ainda não estão claras, já que esse é um assunto novo e em construção. Uma das questões que a grande maioria das empresas interessadas em implementar projetos de economia circular faz é “Por onde começar?”.

Neste artigo vamos abordar um dos primeiros passos para começar sua jornada em circularidade: a mudança de mindset.

O Mindset para Economia Circular

Para que as iniciativas de economia circular sejam efetivas (e sejam de fato relacionadas à economia circular), o primeiro passo é se conscientizar de que: você precisará mudar seu mindset!

Para isso, é importante entender o que de fato é economia circular. Em função da hype criada no tema, algumas pessoas acabam confundido práticas já antigas com o conceito de economia circular, como é o caso da reciclagem. Se você e sua empresa tem interesse em adotar estratégias de economia circular, é necessário se aprofundar no tema para que não corram o risco de usar o termo de forma inadequada.

Vivemos em uma economia linear, isso é um fato indiscutível. O padrão de produção e consumo é movido por modelos de negócio baseados em vendas – onde o lucro só ocorre quando se vende um produto. Esse padrão de modelo de negócio está baseado na linearidade de extrair-produzir-vender; os consumidores por outro lado fazem parte do ciclo comprar-usar-descartar.

E tudo isso ocorre no piloto automático e nem nos damos conta. Quando questionada, a grande maioria das pessoas demonstra preocupação com questões como aquecimento global e escassez hídrica, mas no dia a dia a coisa é diferente. Nunca se consumiu tanto plástico. Mas plástico é reciclável certo? Certo, mas reciclamos muito pouco – apenas 16% do plástico utilizado em embalagens é reciclado1.

Até agora, tudo muito óbvio, certo? Mas o fato é que o primeiro passo está relacionado com a mudança desse padrão. Isso significa que precisamos mudar nosso mindset, nosso modo de ver o mundo, nossas crenças e valores.

A economia circular é uma nova forma de olhar as relações entre mercado, clientes e recursos naturais. O mindset para economia circular tem como foco a geração e manutenção de valor de recursos, produtos e componentes, o pensamento sistêmico e a colaboração.

A economia circular permite gerar e manter valor para todos os stakeholders

Gerar e manter valor de recursos, produtos e componentes é uma peça chave para a economia circular. É um contraponto ao atual mindset linear, que tem como foco o custo e lucro a partir da venda.

Ao circular recursos, produtos e componentes, uma empresa passa a manter o valor desses elementos por mais tempo, o que permite uma maior monetização, reduz impactos ambientais e riscos ao negócio.

Dica: tente identificar o valor perdido e não percebido ao longo do ciclo de vida de seus produtos. Isso pode ser um desafio se o seu mindset está focado em custo, pois manter e gerar valor provavelmente vai requerer algum investimento, mas também trará um retorno positivo para sua empresa, meio ambiente e stakeholders.

A economia circular requer pensar fora da caixa: o pensar sistêmico!

Para entender o pensamento sistêmico é necessário entender a premissa: tudo está conectado a tudo!

As escolhas no design de um produto, por exemplo, determinam cerca de 80% do custos e dos impactos ambientais de um produto. As práticas adotadas pelo fornecedores determinam a qualidade e impactos ambientais das matérias-prima, assim como as emissões de CO2 de um produto contribuem para o aquecimento global, que não respeita os limites geográficos.

Entender o pensamento sistêmico pode ser fácil, mas colocá-lo em prática será um grande desafio – e não existe outro caminho que não seja praticar.

Dica: expanda sua visão sobre seu negócio para além da fábrica e modelo de negócio, identifique e interaja com seus stakeholders. Substitua a ecoeficiência (fazer mais com menos) pela ecoefetividade (resultado das ações em um contexto mais amplo). Adote o zoom in – zoom out, seja detalhista mas também olhe o todo.

Colaborar para circular

Projetos de economia circular são mais complexos por envolver mais atores. Muitos deles estão além do controle da sua organização, o que dificulta a tomada de decisão e aumenta a resistência à mudanças. Entretanto, isso é uma característica comum em projetos de economia circular. E para serem bem sucedidos, é necessária a colaboração entre os atores envolvidos.

Para colocar em prática a colaboração é necessário entender e ouvir as pessoas. Entender as pessoas é uma parte chave – e não obvia – sobre promover a economia circular. Você precisa entender seu mercado, fornecedores, investidores e outros atores para promover a mudança. Por que meus clientes não pagam mais por produtos sustentáveis? Por que é tão difícil mudar e convencer meus parceiros e fornecedores a adotar práticas de economia circular?

Entender as pessoas é tão importante quanto entender os conceitos de economia circular.

Dica: tente entender como as pessoas pensam e tente promover mudanças de mindset, criando empatia e buscando relações win-win. Identifique os parceiros que estão mais interessados nesse tipo de projeto. Estimule a colaboração da sue equipe com outros parceiros e recompense-a por isso.

Colocando em prática

Incorporar o pensamento sistêmico, a geração de valor e a colaboração no seu mindset é uma boa forma de iniciar sua jornada em economia circular e implementar os primeiros projetos. Mudar o mindset não é uma tarefa fácil, e outras ações serão necessárias, mas este início é extremamente importante para que seus projetos sejam bem sucedidos. Busque conhecimento sobre o assunto, treine sua equipe e contrate especialistas da área que possam ajudar a acelerar nessa mudança.

Quer saber mais dicas sobre como colocar a economia circular na sua empresa? Não deixe de conferir 10 dicas para alavancar seus projetos de economia circular.

1. The new plastics econmy – Rethinking the future of plastics. World Economic Forum, Ellen MacArthur Foundation and McKinsey & Company, 2016.